google.com, pub-7620993729816421, DIRECT, f08c47fec0942fa0
top of page
Buscar

Queda nos preços da gasolina puxa desaceleração da inflação medida pelo IPC-S na terceira medição de

Foto do escritor: Vinicius Allan GomesVinicius Allan Gomes



Introdução


A inflação é uma preocupação constante para os brasileiros, principalmente em tempos de crise econômica e pandemia. No entanto, uma boa notícia foi divulgada pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV Ibre), que indicou uma desaceleração da inflação medida pelo Índice de Preços ao Consumidor - Semanal (IPC-S) na terceira medição de abril, influenciada principalmente pela queda nos preços da gasolina.


Neste texto, vamos entender melhor como a queda no preço da gasolina impactou a inflação medida pelo IPC-S, bem como destacar outras medidas que podem ser adotadas para reduzir os impactos da alta dos preços no orçamento das famílias.



Queda no preço da gasolina e sua influência na inflação medida pelo IPC-S


A gasolina é um dos itens de maior peso na cesta de consumo dos brasileiros, e sua variação de preço tem impacto direto na inflação. A redução da demanda causada pela pandemia e o aumento da oferta no mercado internacional foram os principais fatores que levaram à queda nos preços da gasolina.



A importância da redução dos gastos para lidar com a inflação


Apesar da desaceleração da inflação ser uma boa notícia, é importante destacar que a inflação ainda se mantém em patamares elevados e que há outros itens que continuam apresentando alta variação de preços, como alimentos e energia elétrica. Por isso, é fundamental que os consumidores estejam atentos aos preços e busquem alternativas para reduzir os gastos.




A necessidade de medidas para garantir a estabilidade econômica do país


Além dos esforços individuais para lidar com a inflação, é importante que as autoridades adotem medidas para conter a inflação e garantir a estabilidade econômica do país. Políticas de controle da inflação, como a redução de impostos e a contenção de gastos públicos, podem contribuir para a estabilização dos preços e para a retomada do crescimento econômico.



Conclusão


Em síntese, a queda nos preços da gasolina influenciou a desaceleração da inflação medida pelo IPC-S, mas ainda há muito a ser feito para reduzir os impactos da alta dos preços no orçamento das famílias. Cabe a cada um de nós adotar hábitos de consumo mais conscientes e buscar alternativas para reduzir os gastos no dia a dia, enquanto as autoridades adotam medidas para garantir a estabilidade econômica do país.

 
 
 

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
logo exito.png

Contato:

(42) 9 9840-7091

(42) 9 9940-3553

  • Instagram
  • Whatsapp

Endereço:
R. Sete de Setembro, 705 - Centro, Ponta Grossa - PR

Atendimento:
Segunda à Sexta-feira,
09:00 às 17:30

SSL CERTI.png

Êxito Promotora de Empréstimos | EXITO SERVICOS E INTERMEDIACOES S/S LTDA - ME | CNPJ: 11.674.930/0002-28

bottom of page