google.com, pub-7620993729816421, DIRECT, f08c47fec0942fa0
top of page
Buscar
  • Foto do escritorVinicius Allan Gomes

PIS/PASEP: saiba quem tem direito e como sacar esse benefício




Introdução


O Programa de Integração Social (PIS) e o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PASEP) são benefícios concedidos aos trabalhadores brasileiros que atendem a determinados requisitos. Esses programas têm o objetivo de distribuir recursos para os trabalhadores e ajudá-los a complementar a renda. Neste texto, vamos explicar quem tem direito ao PIS/PASEP e como sacá-lo.



Quem tem direito ao PIS/PASEP?


Para ter direito ao abono salarial do PIS/PASEP, o trabalhador precisa ter trabalhado com carteira assinada por pelo menos 30 dias no ano-base (ano anterior ao pagamento do benefício), ter recebido, em média, até dois salários mínimos por mês nesse período, estar cadastrado no PIS/PASEP há pelo menos cinco anos e ter os dados atualizados na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS).



Como consultar e sacar o PIS/PASEP?


Os trabalhadores que têm direito ao PIS/PASEP podem consultar o valor do benefício e a data de pagamento pelo site da Caixa Econômica Federal ou pelo telefone 0800 726 0207. Já os servidores públicos devem consultar o site do Banco do Brasil ou ligar para o telefone 0800 729 0001.



O saque do PIS/PASEP pode ser feito nas agências da Caixa Econômica Federal (para trabalhadores de empresas privadas) ou do Banco do Brasil (para servidores públicos). Para sacar o benefício, é necessário apresentar um documento de identificação com foto e o número do PIS/PASEP.



Qual o prazo para sacar o PIS/PASEP?


O prazo para sacar o PIS/PASEP varia de acordo com o calendário estabelecido pelo governo. Geralmente, o benefício fica disponível para saque por um período de três meses. Após esse período, o valor retorna ao Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT).



Conclusão


O PIS/PASEP é um benefício importante para os trabalhadores brasileiros, que pode ajudá-los a complementar a renda e a enfrentar as dificuldades financeiras. É essencial que os trabalhadores fiquem atentos aos requisitos e prazos para receber o benefício e não deixem de consultá-lo e sacá-lo. O governo disponibiliza canais de atendimento para tirar dúvidas e ajudar os trabalhadores a receber o seu abono salarial.

4 visualizações0 comentário

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page