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  • Foto do escritorVinicius Allan Gomes

Algodão: Valores internos seguem em queda e se aproximam da paridade de exportação




Introdução


O mercado de algodão tem enfrentado diversas adversidades nos últimos meses, como a pandemia de COVID-19 e a valorização do dólar frente ao real, o que tem impactado os preços do produto no mercado interno. Nesse contexto, os valores internos do algodão têm seguido em queda e se aproximado da paridade de exportação. No entanto, o mercado internacional de algodão tem apresentado uma demanda crescente nos últimos anos, o que pode ser uma oportunidade para os produtores brasileiros.



Queda nos preços do algodão


De acordo com dados do CEPEA, os preços médios do algodão em pluma no mercado interno têm registrado quedas nos últimos meses, principalmente em função da menor demanda interna e da maior oferta de algodão no mercado. Em março deste ano, o preço médio foi de R$ 4,26 por libra-peso, queda de 2,2% em relação a fevereiro. Em relação ao mesmo período do ano passado, a queda foi ainda maior, de 12,3%.



Busca por novos mercados internacionais


Diante da queda nos preços e da maior competição no mercado interno, muitos produtores têm buscado alternativas para aumentar a competitividade de seus produtos. Uma dessas alternativas é a busca por novos mercados internacionais, como a China, que é o maior importador mundial de algodão, além de países como Bangladesh, Vietnã e Turquia, que têm se mostrado como novos mercados em potencial para o produto brasileiro.




Investimento em tecnologia


Para aumentar a competitividade do algodão brasileiro, é necessário investir em tecnologia e na melhoria da qualidade do produto. A adoção de tecnologias de produção mais eficientes pode reduzir os custos de produção e aumentar a produtividade, além de melhorar a qualidade do produto final. Além disso, buscar parcerias estratégicas com empresas e governos estrangeiros pode abrir novas oportunidades de negócios e melhorar a competitividade do setor.



Conclusão


O mercado de algodão tem enfrentado uma série de desafios nos últimos meses, mas a busca por novos mercados internacionais e o investimento em tecnologia podem ajudar a aumentar a competitividade do algodão brasileiro e impulsionar o setor nos próximos anos. É necessário que os produtores estejam atentos às demandas dos mercados internacionais e invistam em tecnologia e inovação para melhorar a qualidade do produto e reduzir os custos de produção. Com isso, o algodão brasileiro pode se manter competitivo e consolidar sua posição no mercado internacional.

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